domingo, 4 de julho de 2010

Queimaduras

A ONG CRIANÇA SEGURA aproveita o mês de julho para fazer um alerta para o risco da queimadura e a importância de prevenir este acidente. Além das festas julinas, também conhecidas pelos riscos dos fogos de artifício e fogueiras, no dia 06 de junho é lembrado o Dia Nacional de Luta contra Queimaduras.

Somente no ano de 2007, 337 crianças morreram e mais de 15 mil foram hospitalizadas vítimas de queimaduras, segundo o Ministério da Saúde, no Brasil. Este tipo de acidente ocorre na maioria das vezes no ambiente doméstico por meio do contato com líquidos quentes, fogo e outras fontes de calor e também choques elétricos. É o caso da criança atingida pelo líquido quente de uma panela ou da criança exposta à corrente elétrica pelo contato com uma tomada, por exemplo. Alguns fatores contribuem para que a criança torne-se uma vítima mais frágil como a proximidade dos órgãos e a pele mais fina.

As conseqüências causadas pelas queimaduras podem ser muito graves, principalmente no caso das crianças, resultando em seqüelas físicas, emocionais, financeiras e sociais permanentes ou mesmo a morte.

O perigo do álcool: a CRIANÇA SEGURA também aproveita a oportunidade para reforçar a importância da participação da sociedade na Frente Nacional de Combate aos Acidentes com Álcool, uma campanha permanente para conscientizar os brasileiros sobre uma das maiores causas de queimaduras graves: o do uso do álcool em ambiente doméstico para limpeza ou acendimento de churrasqueiras, lareiras e até como substituto do gás de cozinha. Formado pela ONG CRIANÇA SEGURA, Associação Paulista de Medicina, a Associação Médica Brasileira, a PRO-TESTE e a Sociedade Brasileira de Queimadura, o movimento vem unindo esforços para estimular a votação da Lei 692/07 que restringe a venda do produto e está aberto à participação de toda a sociedade que pode manifestar seu apoio assinando o abaixo-assinado. A Frente também desenvolveu a cartilha “Segurança é Coisa Séria”, que traz informações sobre os riscos do produto e como evitá-los.

Nenhum comentário:

Postar um comentário