terça-feira, 11 de outubro de 2011

Maria, Mãe de Jesus e nossa


A liturgia de hoje nos convida a contemplar a mãe de Jesus como uma mulher maravilhosa que não acompanha os projetos deste mundo, mas luta para que se realize o que Deus sonhou para a humanidade. Maria é a mulher e a mãe da sensibilidade, pois percebe as necessidades mais urgentes e intercede por nós junto a seu Filho Jesus. Ela nos ensina que tudo deve ser feito conforme a vontade de Jesus: “Fazei tudo o que Ele vos disser”. E assim se fez, pois Jesus se compadece e
atende aos nossos pedidos. Seis talhas de água foram apresentadas. Seis talhas de vinho foram servidas. Portanto, a graça de Deus age segundo a nossa abertura, pois a medida de nossa confiança é a medida da ação de Deus. A verdadeira devoção a Nossa Senhora Aparecida não se reduz ao recurso à sua intercessão para obter de Deus qualquer recurso material. É certo que se pode invocar Maria para alcançar isso, mas é necessário ir além. O cristão aprende, sobretudo, a orar com Maria e
como Maria. É essa a mensagem que extraímos da primeira leitura. Maria não teve uma vida fácil e cômoda. Viu desencadear-se contra seu Filho e contra a comunidade cristã as forças do mal, mas jamais duvidou de que Deus se põe do lado dos justos e que seu Espírito vai conseguir vencer. Maria tornou-se para nós um modelo de fé na providência do Senhor. É a mensagem da segunda leitura. A tentação de permanecer agarrados às tradições, mesmo quando estão superadas e se mostram contra o Evangelho, é sempre atual. A narrativa das bodas de Caná mostra como a mãe de Jesus foi a primeira a entender que, sem o “vinho novo” trazido pela Palavra de Jesus, a prática religiosa produz só tristeza e desconforto. Ser devotos de Nossa Senhora Aparecida significa manter o coração aberto aos sinais dos tempos.

Um comentário:

  1. Padre
    Foi um prazer e uma imensa emoção participar da sua missa em Louvor a Nossa senhora Aparecida em Dr. Camargo.
    Foi muito linda... a procissão, a missa, a consagração a Nossa Senhora. Um verdadeiro resgate às antigas tradições.
    Uma homilia também muito lina e emocionante.
    Parabéns.
    Que Deus o abençoe sempre

    ResponderExcluir