quarta-feira, 27 de julho de 2011

Obrigado Povo de Deus


Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!
Povo de Deus da Paróquia São Francisco de Assis. Neste simples agradecimento quero, antes de tudo, voltar a atenção a Deus, pois Ele é o iniciante de tudo isso que hoje está acontecendo; Ele é o protagonista desta nova fase e experiência em minha vida. Mudanças fazem parte da vida. Elas abrem portas para novos caminhos. Em minha vida sacerdotal, de apenas 02 anos, essa será a terceira experiência pastoral pela qual irei passar. Começei na Paróquia São Paulo Apóstolo de Sarandi, depois aqui, na São Francisco de Assis no Jardim Alvorada e agora servirei na cidade de Doutor Camargo, como pároco. Tal missão abraço com alegria e disponibilidade mesmo sabendo que cada mudança traz seus desafios, mas também esperanças de amadurecimento, maior fidelidade e renovação interior. Nesse tempo como Vigário Paroquial, muito mais aprendi do que ensinei, pois a fé deste povo guiaram-me para um forte crescimento espiritual. Guardarei em minhas lembranças todos os olhares, manifestações de fé e a força de um povo que nunca desiste confiante de que Deus não abandonará seus filhos, pois os ama e protege. Agradeço pelas situações e realidades que enfrentei. Agradeço pelas pessoas que colocou em meu caminho. Pessoas com as quais tive oportunidade de aprender valiosas lições que levarei comigo aonde for. Agradeço pelos bons e maus momentos, pois cada um deles contribui bastante para o meu crescimento pessoal e espiritual. Estou convicto de que “a missão continua” e que nesse momento sou chamado a lançar minhas redes em outras águas. Mas o objetivo da missão é o mesmo. Agradeço a todos os movimentos, pastorais, dizimistas, crianças da catequese, catequistas, jovens, adolescentes e ao povo em geral desta paróquia pela presença, colaboração, amizade e parceria. Particularmente deixo o meu agradecimento sincero ao padre Valdir, que comigo Foi instrumento de evangelização na condução do povo de Deus e pela experiência fraterna. Cito o sociólogo Betinho, de saudosa memória: "Se não houve frutos valeu pela beleza das flores; se não houve flores valeu pela sombra das folhas; se não houve folhas valeu pela exuberância dos galhos; se não houve galhos valeu pela robustez do tronco. Agora se não houve nem frutos, flores, folhas, galhos ou tronco, valeu ao menos pela intenção da semente". Como diz a letra da música da Adriana “Minha Missão” “Pra onde mandar eu irei. Envia-me Senhor Aqui estou. Que São Francisco de Assis, São Paulo Apóstolo, nossa Mãe Aparecida e agora São Pedro Apóstolo nos abençoe. Muito obrigado!
Um grande abraço fraterno
Pe. Luiz Carlos Francisco Targino

2 comentários:

  1. Padre Luiz Carlos
    Sacerdote de Deus e nosso amigo!
    Neste momento a vontade enorme é de nada dizer, porque qualquer palavra agora não exprimiria nossa gratidão e afeto na intensidade desejada.
    O ideal e a vontade é reviver momentos bonitos em que nestes 2 anos de sua caminhada conosco nos ensinaram e nos edificaram ainda mais na caminhada a Deus. E eles incluem um despertar de novo e renovado para Deus, o reaprender a caminhar, a lutar, a silenciar e a crescer espiritualmente.
    Seu trabalho em nosso meio, foi e continuará a ser, um verdadeiro Dom de Deus em nossas vidas e da comunidade toda que contigo conviveram, aprenderam e caminharam.
    Sentimos isso quando, em nome de Deus, estás junto do altar, quando é o sacerdote que fala, canta de forma emocionante, perdoa, consagra ou trabalha. Quando em seu momento pessoal partilha conosco de sua presença amiga e confortadora, sempre sorridente, de bem com a vida.
    Somos uma grande igreja, mas sabemos que muitas vezes sua caminhada é solitária, e de necessário recolhimento em Deus e que sim, existem momentos de fraqueza… também os santos passam por eles... e para não esquecer que continua a ser um ser humano, apenas usado por Deus.
    Momentos de dúvida… que levam à procura da verdade... Momentos sim de solidão, mas que induzem ao novo encontro e à relação com este Senhor que te escolheu, consagrou e ungiu, ao fortalecimento da confiança... e a certeza de que este é o caminho que quer seguir, que quer para sua caminhada de vida.
    Meu querido amigo, tanto tenho a agradecer ao Altíssimo, por me ter concedido a bênção de descobrir os Dons Divinos, por tão dignas mãos consagradas e abençoadas!
    As nossas competências são insignificantes pelo que só o coração pode pedir à Senhora do Céu e ao Altíssimo que o protejam e ajudem em tão grande e difícil caminhar sacerdotal. A este novo desafio que Nosso Senhor coloca em suas mãos... a esse grande rebanho que serão a partir deste momento também agraciados pelas grandes bençãos que levará a eles como trouxe a toda nossa comunidade.
    Os holofotes mudam, as pessoas serão outras, as situações talvez diferentes, mas o mesmo Deus e o mesmo povo DELE.
    Então não considere este dia como um adeus ou uma despedida, pois amigos nunca se vão, permanece em nós pelo tudo que realizou em nossas vidas. Considere sim este dia tão especial e importante para si e para todos os que de alguma forma, durante estes 2 anos, sentiram o amor e presença de Deus através de si, pelas suas palavras, pelo seu perdão, pela sua bênção, pelas suas homilias, canções maravilhosas que enterneceram nossos corações e consagrações onde celebra o “verdadeiro sacrifício do Corpo e Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo”,
    Queremos agradecer ao PAI a sua vida e VOCAÇÃO e agradecer-lhe, o privilégio que Deus nos proporcionou de vivenciá-los também através de suas mãos, de sua presença e de suas palavras.
    Pedimos a Deus que continue a te abençoar neste novo caminho e que a força do Espírito Santo esteja sempre contigo.
    Que Deus te ilumine e te abençõe sempre.

    ResponderExcluir
  2. Padre Luiz,
    Sua presença entre nós foi, certamente, um presente de Deus.
    Contudo, não haverá uma despedida, pois estaremos sempre juntos ligados pela oração, pela fé e pela amizade, exemplo que está deixando em nossos corações...
    Muitas vezes somos surpreendidos por fatos que acontecem em nossas vidas independentes de nossa vontade ou desejo. Porem quando temos um a missão a ser cumprida, devemos aceita-la pois faz parte dos desígnios de DEUS.
    Durante dois anos tivemos a graça da sua presença em nosso meio Padre Luiz, e lhe somos profundamente agradecidos por isso.Você nos liderou e participou, motivou e fortaleceu conosco em varias realizações da nossa paróquia,que foram grandes conquistas e motivo de alegria e jubilo para todos nós.
    Com seu festivo espírito jovem, despreendido, alegre, cativante, realizamos inúmeras festas comemorativas, eventos, reuniões, movimentos , que alem de serem momentos de congraçamento,estreitaram e reforçaram os laços entre as varias comunidades e CEBS e todos os componentes da paróquia. Além disso estes momentos inesquecíveis e emocionantes, nos fizeram recordar o espírito de partilha, união, alegria e solidariedade que deve ser a marca dos cristãos, assim como era nas primeiras comunidades cristas.
    Todas essas realizações, Padre Luiz, já seriam suficientes para gravar eternamente o seu nome na historia desta Paróquia. Porém estas não foram suas maiores conquistas.
    Jamais vamos esquecer você como nosso Pastor, exemplo do Pai da Bondade, que sempre nos guiou para o caminho da luz, nos ensinou a noção do sagrado, motivo pelo qual hoje entendemos seu chamado. Entendemos, também,que a Igreja já não é obra finita... É eterna... Vamos sempre agradecer e rezar para que o você continue sua missão divina, com este dom maravilhoso que Deus lhe ungiu contagiando e arrastando multidões para ele... Muito obrigado, Padre Luiz Carlos, por tudo o que fez pela nossa comunidade... E que Deus, na sua infinita bondade em todos os momentos sempre abençoe sua vida, sua caminhada sacerdotal e Nossa Senhora mãe de todos apóstolos esteja sempre contigo.
    Obrigada por tudo que realizou e semeou em nossos corações. Sua colheita de bençãos será grande.

    ResponderExcluir