terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

O amor à verdade


Existem no mundo muitos amores: o amor ao dinheiro, ao poder, à glória... Há, porém, um tipo de amor que está em baixa: o amor à verdade.

Aliás, "que é a verdade?", já perguntava Pilatos (Jo 18,38). Existe a verdade? A sociedade contemporânea tende a relativizá-la, principalmente quando se trata de explicar o mistério do homem. As ciências naturais, em seu progresso constante, são cautelosas ao propor suas teses: o que hoje parece ser a verdade em Física, em Astronomia, em Biologia... amanhã poderá ser tido como erro. A Filosofia moderna é crítica e, por vezes, cética no tocante à possibilidade de atingir a verdade. Todavia é precisamente neste mundo que o cristão há de ter a coragem de afirmar que ele conhece a Verdade, não por ser mais inteligente do que os seus semelhantes, mas porque Deus lhe revelou o verdadeiro sentido do homem e da vida.

Todo ser humano tende naturalmente para a verdade, como tende para a luz; ele foi feito para a verdade, e não para as trevas. Por isso todo ser humano pode chegar a saber por que vive e para que vive..., por que trabalha, luta e sofre... o que haverá depois da morte. A consciência de tal verdade é fonte de paz e segurança ao viandante das estradas da vida. Ninguém se sente bem, se não sabe por onde e para onde caminha.

E que prova tem o cristão de que ele conhece a verdade? – Sem dúvida, viver a verdade é um risco: é aderir ao Infinito, subordinando-lhe tudo o que é finito... Contudo esse risco se comprova como suma sabedoria, se é vivenciado corajosamente. Nada é tão reconfortante quanto a coerência da conduta de quem abraça a verdade e se entrega totalmente a ele; a nobreza e magnanimidade de atitudes são fonte de enorme felicidade.

Os tempos atuais sugerem tais reflexões ao cristão. São tempos de intensa procura de verdade e de luz; as múltiplas correntes filosóficas e religiosas que interpelam a nossa sociedade dão testemunho de quão vivaz é a busca de verdade: profecias, visões, sinais do além... pretendem ser a resposta ao homem peregrino e sequioso. Cedo ou tarde, porém, frustram aqueles que lhes dão crédito.

Que falta então ao mundo de hoje? – Pode-se dizer que lhe falta o testemunho mais lúcido da verdade revelada por Deus e confiada aos discípulos de Cristo. "Vós sois o sal da terra", diz o Senhor. "Mas, se o sal perder o seu sabor, com que o salgaremos?" (Mt 5,13). Os tempos confusos, cheios de linhas cruzadas e contradições fantasiosas em que vivemos, parecem estar interpelando o sal da terra e pedindo-lhe que não deixe dissolver-se o seu sabor. É a graça de Deus que salva o mundo... graça desse Deus que quer agir entre os homens mediante os homens numa continuada encarnação. Daí a pergunta: que fazes, cristão, do teu Batismo? Que fazes da tua Eucaristia? Que fazes da Palavra da Verdade que te foi entregue graciosamente para que amasses e irradiasses? Ama a Verdade e realiza o teu martyrion (testemunho) até as últimas consequências, ainda que isto te custe a própria vida. Dar a vida pela verdade é precioso e indispensável serviço aos irmãos, é fonte de profunda alegria.

Um comentário:

  1. O conceito da "verdade" vem desafiando a humanidade por milhares de anos. Filósofos da antiga Grécia debatiam a natureza da verdade. Suas dúvidas podem ter sido refletidas nesta questão de Pilatos: "Que é a verdade?" (João 18:38).
    Hoje, a mesma pergunta surge continuamente em várias situações. É de vital importância que achamos a resposta para esta pergunta como cristãos. O que é verdadeiro? Posso conhecer a verdade? Se focalizarmos nossa atenção em um versículo do ensinamento de Jesus (João 8:32), ele disse: "E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará ." Considere as implicações desta afirmação.
    A Verdade... Os humanos podem andar em dúvida e incerteza, mas Jesus é inequívoco.
    Ele fala sobre a verdade como algo exato e objetivo. Em outra parte ele nos fala que a verdade é a palavra de Deus revelada. Quando ele falou com seu Pai (João 17:17), ele disse: "tua palavra é a verdade". Quando Jesus falou sobre a verdade, ele não estava falando sobre uma vaga abstração resultante de um intenso pensamento humano, meditação, lógica ou de um debate. Ele não definiu a verdade em termos subjetivos como uma coisa qualquer que as pessoas escolheriam acreditar. Jesus definiu a verdade como um fato revelado e eterno!
    A palavra de Deus é verdadeira independentemente do fato de eu ou você concordar com isso, de eu ou você aceitar e obedecer, ou rejeitar e contestar.
    Paulo também disse que seu ensinamento não tinha palavras de sabedoria humana, e sim palavras reveladas pelo Espírito Santo (1 Coríntios 2:9-13).
    Deus revelou a verdade como certa e absoluta. Deus não nos deu meramente idéias subjetivas para serem moldadas de modo a se ajustarem às nossas situações. Ele não aprova distorções ou modificações das Escrituras para que se ajustem aos nossos caprichos. Deus certamente não nos deixou num mar de dúvidas onde nada podemos saber com certeza.
    Devemos escolher como responder a esta revelação de Deus. Nós podemos obedecê-la ou rejeitá-la. Temos a liberdade de aceitar tudo o que Deus disse, ou somente as partes que nos interessam.
    Mas quando decidirmos como responder a ela, devemos lembrar de que nada do que fizermos irá mudar a veracidade de suas palavras.
    Jesus não mostra a "verdade" como um objetivo ilusório e inatingível. Ele diz: "Conhecereis a verdade". Jesus plenamente ensinou que podemos e devemos conhecer a verdade. Nós podemos saber a verdade.
    Isto pode nos fazer pensar, talvez até um ponto de medo, sobre a responsabilidade dada por Deus de conhecermos a verdade. Para prevenir que sejamos esmagados por esta provocante passagem, não devemos perder esta grande promessa anexada neste trecho. Jesus acrescentou: "A verdade vos libertará".
    Muitas pessoas consideram a verdade incerta, mas Deus claramente revelou a verdade para que nós possamos conhecê-la. Muitas pessoas acreditam que os sentimentos subjetivos, aqueles que julgamos serem corretos, são os mesmos que os salvarão, mas Deus uniu a salvação com a sua objetiva verdade. Quando nós aprendemos e obedecemos a verdade revelada na palavra de Deus, podemos estar certos da nossa salvação. Deus nos providenciou a confiança e a segurança para estarmos aptos a conhecer a verdade. O mesmo Deus que nos criou e nos deu a habilidade de nos comunicar, tem também a habilidade de transmitir sua vontade para conosco de modo que possamos entendê-la. Devemos humildemente aceitar a responsabilidade de estudar, entender e obedecer sua revelação.
    Num mundo desordenado pela dúvida e pela confusão religiosa, nós podemos achar esperança nas palavras de Jesus: "E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará."

    ResponderExcluir