sexta-feira, 22 de abril de 2011

Vígilia Pascal


A Liturgia dessa noite celebra o fato mais importante da História da Salvação, o Mistério mais profundo de nossa fé: a Ressurreição do Senhor. É a Liturgia mais solene e rica de todo o Ano Litúrgico. Vamos aprofundar os diversos momentos:

1. LITURGIA DA LUZ:
Cristo, simbolizado pelo CÍRIO PASCAL, é trazido solenemente a um lugar de destaque na celebração. Do meio das TREVAS surge uma nova luz, que se irradia progressivamente para todos os lados. Diante desse Círio, proclamamos alegres o HINO PASCAL, pela vitória de Cristo sobre as trevas da morte e do pecado. E as VELAS que carregamos nas mãos, nos lembram que unidos a esse Cristo... também nós venceremos...
* Na Bíblia: o tema da Luz é muito rico: Deus é Luz... (1ª obra na Criação...) Jesus se apresenta como a "Luz do Mundo"... e nos convida a ser Luz do Mundo... E nos garante: "Quem me segue não anda nas trevas"

2. LITURGIA DA PALAVRA:
Nos apresenta uma série de leituras bíblicas, que nos narram etapas importantes da História da Salvação, para depois se concentrar no Mistério de Cristo. a) Na CRIAÇÃO: Deus cria o Mundo e o Homem. (Gn 1,1.26-31a) Apesar da resposta negativa do homem, Deus promete um SALVADOR.

b) Na LIBERTAÇÃO: (Ex 14,15-15,1) Deus após ter escolhido ABRAÃO, como Pai de um grande Povo escolhe MOISÉS para conscientizar esse povo de sua missão e iniciar a caminhada da Libertação... A refeição do Cordeiro, o Egito, é símbolo da verdadeira PÁSCOA, quando Cristo oferece o próprio corpo e sangue, como sinal da nova e eterna ALIANÇA... Era o início da Páscoa de Cristo, o novo Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo... Atravessando milagrosamente as águas do Mar Vermelho... tornou-se um Povo livre, a caminho da Terra Prometida.
* Era a Páscoa dos Judeus, relembrada e celebrada todos os anos... Essa água nos lembra a água Batismal: que é geradora de vida nova, nos tornando filhos de Deus, membros do novo Povo de Deus, que também está a caminho da terra do Prometida. * Por isso, o Batismo é a Páscoa do cristão...

c) Os PROFETAS acentuam a eterna misericórdia de Deus, que renova sempre a ALIANÇA, e impelem a viver na FIDELIDADE: "Derramarei sobre vós águas puras, dar-vos-ei um novo coração". (Ez 36,16-17a.18-28)

d) São Paulo dá uma importante Catequese Batismal: (Rm 6.3-11) Todos nós fomos batizados em sua morte... Como Cristo ressuscitou... assim também nós levemos uma vida nova...

e) O Evangelho relata Cristo aparecendo RESSUSCITADO aos seus. (Mt 28,1-10)

3. LITURGIA DO BATISMO: A ÁGUA é símbolo da vida nova recebida no BATISMO,
que na Igreja primitiva se realizava nessa noite e hoje SE RENOVA...

4. LITURGIA EUCARÍSTICA: É o Memorial da Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo. Cada domingo é Páscoa, em que, relembrando a Páscoa de Cristo, queremos nos reabastecer pela palavra de Deus e pelo pão dos fortes, para continuar nossa marcha para a Terra Prometida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário